sábado, 3 de novembro de 2012

I Seminário Dinâmica Agrária e Desenvolvimento Sustentável e Lançamento da coleção Economia Política da Amazônia


A profundidade de conteúdo, a riqueza de observações e a troca de experiências entre pesquisadores de diferentes áreas e estados do Brasil marcaram o I Seminário Dinâmica Agrária e Desenvolvimento Sustentável para o lançamento da Coleção Economia Política da Amazônia. O evento, aberto ao público, aconteceu de 30 de outubro a 01 de novembro na Universidade Federal do Pará.



Com um formato inédito, onde os especialistas de outras disciplinas foram convidados a ler e debater os volumes da coleção, o seminário, a partir de agora anual, deverá entrar para o calendário e para a história de quem pesquisa ou se interessa pelo desenvolvimento sustentável na Amazônia.



A coleção composta por seis livros, entre eles duas reedições esgotadas, faz um estudo aprofundado sobre a economia política da região amazônica através da dinâmica agrária da região. Temas como sustentabilidade e meio ambiente estão intrínsecos na obra que resgata a formação histórica e socioeconômica da Amazônia, passando pela ciência e tecnologia até os dias de hoje.

A autoria é do Professor Dr. Francisco de Assis Chagas, o professor Chiquito que desde o início dos anos 90 coordena pesquisas com pequenos grupos investigando sobre o assunto. “Na época o grupo já se preocupava em tentar revelar, o mais profundamente possível, as condições lógicas de evolução inicialmente da fronteira agrícola da Amazônia que nos anos 90 trazia muitas preocupações e muitas questões para o futuro, depois se voltou o olhar com interesse crescente para áreas de colonização mais antigas da região para resgatar fundamentos que estavam esquecidos naquele momento, obscurecidos pela dinâmica da fronteira como uma espécie de “troar de canhões”. A fronteira agrícola evoluía com uma violência muito grande com momentos tensos e isso chamava muita atenção”, afirma o Pesquisador.

A partir daí o grupo constituiu o programa de pesquisa que até hoje investiga  fronteiras, áreas antigas e configurações estruturais, lógica de evolução, base histórica e prospecção para o futuro da região. Atualmente, fazem parte do Grupo de Pesquisa do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia “Dinâmica Agrária e Desenvolvimento sustentável na Amazônia” – DadesaNaea 16 pesquisadores entre estudantes e docentes de economia, geografia e agronomia das Universidades Federal do Pará e Federal Rural da Amazônia.

“Fiquei impressionado com a quantidade de assuntos trabalhados pela coleção”, destaca o Dr. Luis Roberto Monte-Mór da Universidade Federal de Minas Gerais, Ph. D em Planejamento Urbano. Monte - Mór ressalta a importância do debate para a coleção e afirma que o assunto precisa ser mais ampliado e debatido. “É fundamental que se faça uma releitura sobre Amazônia para que se desfaçam uma série de histórias e mitos sobre a região. Ainda há muitas coisas a serem discutidas” concluí.

Diante de dados novos, a Dr. Marly Camargo Vidal da Universidade de São Paulo - USP afirma que a coleção lhe trouxe grande aprendizado que até agora ela não conseguiu formalizar face ao grande número de informações sobre a região. “Sobre Amazônia não se conhece nada, apenas o que os livros didáticos nos contam e quando chegamos aqui vemos que não é nada daquilo. Apenas ao conhecer por meio das produções intelectuais de pesquisa e reflexão, como essa obra, é que agente se assusta com a multiplicidade e complexidade da região”, aponta.
Em entrevista, o Professor Francisco de Assis conta que a interdisciplinaridade do evento foi totalmente intencional. Para ele, não seria produtivo debater a coleção apenas com economistas ou pesquisadores de temas agrários a opinião de especialistas de outras áreas enriquece o assunto.  “O evento foi uma oportunidade de tornar o mais público possível um tipo de conhecimento que tende a ficar bastante restrito às academias”, acrescenta.
A estudante Maria Egarreta, colombiana há pouco tempo no Brasil, fala de como o evento alargou o seu entendimento sobre a região a amazônica. “O seminário me proporcionou uma ampla visão sobre a então desconhecida política camponesa da Amazônia brasileira que eu não conhecia, a pesquisa e o debate sobre ela trazem outra visão. A experiência do GP DadesaNaea vai contribui muito na construção da minha tese”, afirma Egarreta que esta preparando sua tese de doutorado.

Assista a gravação do evento na íntegra através do link http://www.ustream.tv/channel/gpdadesanaea.

Outros depoimentos dos pesquisadores sobre a coleção e o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário