quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Abertura do I Seminário Dinâmica Agrária e Desenvolvimento Sustentável.

Começou ontem no Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará o I Seminário Dinâmica Agrária e Desenvolvimento Sustentável e o Lançamento da coleção Economia Política da Amazônia organizado pelo GP DadesaNaea.


Participaram da mesa de abertura o diretor do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (Naea), Dr. Armim Mathis Costa, o Pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFPA, Dr. Emmanuel Zagury Tourinho e o Coordenador do GP Dadesa Naea e autor da coleção professor Dr. Francisco de Assis Costa.

"A coleção é um trabalho que tem grande abrangência, uma profundidade de conhecimento sobre nossa realidade que infelizmente não é a regra do nosso ambiente amazônico", destaca o Pró-reitor Emmanuel Tourinho. "O evento dará maior visibilidade a essa obra e temos que tirar o maior diálogo desta com outras produções nacionais", concluí o Pró-reitor.
 
Na mesa de notas introdutórias o anfitrião do evento, Dr Francisco de Assis foi acompanhado pelo Dr. Carlos Henrique Fioravanti, Editor da Revista Pesquisa da FAPESP e a Dra. Marly Camargo Vidal, da USP que fizeram as respectivas abordagens: Coleção Economia Política da Amazônia: o projeto editorial de um programa de pesquisa; Coleção Economia Política da Amazônia: uma notícia de jornalismo científico; Coleção Economia Política da Amazônia: um programa de comunicação.

Dentro da temática o Editor da revista Pesquisa Fapesp falou sobre a possibilidade de diálogo entre especialistas de áreas separadas, como no caso de jornalistas e pesquisadores acadêmicos, por exemplo. “Quando se tenta um bom relacionamento entre especialistas de áreas diferentes, a probabilidade de sair algo mais completo, agradável, ao meu ver, é maior”, enfatiza o Fioravanti. “O ideal seria apresentar a ciência como uma produção coletiva, com muitos autores interagindo”, conclui.

A professora da USP, Dr. Marly Camargo Vidal considera a obra como “um programa de comunicação, um amazônico programa de comunicação”. O conceito foi atribuído durante a leitura de um texto sobre a coleção. “... o que temos nesta coleção são as vozes amazônicas que ao emergirem das vastidões dos campos e florestas, ao escorrerem pelos rios, dão a conhecer a Amazônia e o homem que nela habita pelo único modo possível de o ser. O Discurso. Por isso essa coleção é sim um programa de comunicação, um amazônico programa de comunicação”, defende a Professora da USP.

O primeiro dia do evento encerrou com palestra do professor Dr. Roberto Luís Carlos Monte-Mór, da Universidade Federal de Minas Gerais. A programação de hoje inicia ás 08h30 com a mesa “A formação rural extrativista da Amazônia e os desafios do desenvolvimento Capitalista (1720-1970)” com os professores Dr. Cláudio Roberto Amitrano do IPEA, Dr. Fábio Fonseca de Castro da UFPA e Dr. Roberto Luís Monte-Mor da UFMG.

A coleção Economia Política da Amazônia está à venda num estande instalado no holl do Auditório de Ciências Jurídicas. Os interessados em participar do Seminário ainda podem se inscrever no local do evento. Para acompanhar a transmissão do Seminário ao vivo acesse no link http://www.ustream.tv/channel/gpdadesanaea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário